Recursos para a Investigação

Intrumentos de Avaliação Psicológica

Título Referência bibliográfica
Crenças Parentais acerca Rendimento Académico dos seus Filhos Santos, P.M., & Moreira, P.A.S. (2012). Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 15-38.
Envolvimento dos Jovens com a Sustentabilidade Global Moreira, P. A. S. (2021) The Youth Engagement with Global Sustainability Inventory (YEGSI): development and validity-based studies (Inventario de Compromiso Juvenil con la Sostenibilidad: estudios de desarrollo y validez), PsyEcology, 12(2), 228-253. DOI: 10.1080/21711976.2021.1891759
Envolvimento entre Pais e Professores – versão Pais (QEPP-Pais) Moreira, P.A.S, Dias, P.C., Pettrachi, P., & Machado Vaz, F. (2012). Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 123-135
Envolvimento/Não-Envolvimento com o Desenvolvimento Sustentável (EdiSDI) Moreira, P. A. S., Ramalho, S., & Inman, R. A. (2021). The Engagement/Disengagement in Sustainable Development Inventory (EDiSDI): Psychometric properties and validity-based studies. European Journal of Psychological Assessment, 37(5), 344–356. 10.1027/1015-5759/a000619
Escala Breve Multidimensional da Satisfação com a Vida dos Estudantes Pedro J. C. Costa, Richard A. Inman, & Paulo A.S. Moreira. (2022). Measurement
invariance of the Brief Multidimensional Students’ Life Satisfaction Scale across
gender, grade, and academic ability in a sample of Portuguese adolescents.
Universidade Lusíada, Porto, Portugal.
Escala da Reatividade Terapêutica em Adolescentes Inman, R. A., Sousa, A. M., Cunha, D., & Moreira, P. (2019). Therapeutic reactance in adolescents: the psychometrics of the Therapeutic Reactance Scale in adolescents. Scandinavian Journal of Child and Adolescent Psychiatry and Psychology, 7(1), 20-28. 10.21307/sjcapp-2019-003
Escala das Funções de Identidade dos Estudantes Moreira, P.A.S., Inman, R.A., Cunha, D., & Cardoso, N. (2019). Functions of Identity in the Context of Beinga Student: Development and Validation of the Functions of Student Identity Scale. Identity, 19(1), 29–43.
Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar Moreira, P.A.S., Machado Vaz, F.; Dias, P., & Petracchi, P. (2009). Psychometric properties of the Portuguese version of the School Engagement Instrument. Canadian Journal of School Psychology, 24(4), 303-317. 10.1177/0829573509346680
Escala de Exposição à Violência Pedras, S., Moreira, P. A., Ramalho, S., Inman, R. A., Faria, S., & Araújo, M.
(2021). The Exposure to Violence Questionnaire in Adolescents: Psychometrics
and Associations with Well-being. Journal of Child and Family Studies, 30(3),
633-649.
Escala de Reatividade Psicológica de Hong Moreira, P., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). Addressing a need for valid measures of trait reactance in adolescents: A further test of the Hong psychological reactance scale. Journal of Personality Assessment, 102(3), 357-369.
Escala de Resistência à Mudança Moreira, P., Inman, R. A., & Cunha, D. (2020). The Resistance to Change Scale:
Assessing dimensionality and associations with personality and wellbeing in
adolescents. Journal of Personality Assessment, 102(5), 604-615.
Escala de Sacralidade das Fundações Morais (ESFM) Costa, P. J. C. & Moreira, P. A. S. (2021). Moral Sacredness as a Unidimensional Construct Predicts Social and Economic Phenomena. Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Universidade Lusíada, Porto, Portugal.
Estágios de Mudança das Mudanças Climáticas (QEMMC) Moreira, P., Moreira, F., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). The Academic Performance Stages of Change Inventory (APSCI): An application of the Transtheoretical Model to academic performance. International Journal of School & Educational Psychology, 8(3), 199-212. 10.1080/21683603.2018.1530158
Inventário das crenças sobre os problemas psicológicos Moreira, P. A., Cardoso, A. M. G., Cancela, D. M. G., & Oliveira, J. T. (2021). Beliefs About Psychological Problems Inventory (BAPPI): Development and Psychometric Properties. International journal of psychology and psychological therapy, 21(3), 379-398.
Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES) Moreira, P.A.S., Oliveira, J.T., Crusellas, L., & Lima, A. (2012). Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES): Estudo de desenvolvimento e de validação. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 39-66
Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI) Costa, P. J. C., Moreira, P. A. S., Faria, S., & Lopes, J. C. (2021). Validity of the Brief Values Inventory from a Confirmatory Factor Analysis Approach. Journal of Personality Assessment. Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Universidade Lusíada, Porto, Portugal.
Inventário do Envolvimento do Estudante com a Escola (SSES) Inman, R. A., Moreira, P. A. S., Cunha, D., & Castro, J. (2020). Assessing the dimensionality of the Student School Engagement Survey: Support for a multidimensional bifactor model. Revista de Psicodidáctica (English ed.), 25, 109–118. 10.1016/j.psicoe.2020.03.001
Inventário do Temperamento e Caráter – Revisto (TCI-R) Moreira, P.A.S.; Cloninger, C.R., Rocha, M.; Oliveira, J.; Ferreira, N.; Gonçalves, D.M.; Rózsa, S. (2017). The psychometrics of the European Portuguese version of the Temperament and Character Inventory- Revised (TCI-R). Psychological Reports, 120(6), 1178-1199. 10.1177/0033294117711914
Inventário do Temperamento e Caráter – Versão para Jovens (JTCI) Moreira, P. A., Oliveira, J. T., Cloninger, K. M., Azevedo, C., Sousa, A., Castro, J., & Cloninger, C. R. (2012). The psychometrics and validity of the junior temperament and character inventory in Portuguese adolescents. Comprehensive Psychiatry, 53(8), 1227– 1236. doi: 10.1016/j.comppsych.2012.04.014
Inventário dos Estágios de Mudança no Desempenho Académico Moreira, P., Moreira, F., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). The Academic Performance Stages of Change Inventory (APSCI): An application of the Transtheoretical Model to academic performance. International Journal of School & Educational Psychology, 8(3), 199-212. 10.1080/21683603.2018.1530158
Marcadores de Estilos Cómicos (MEC) Moreira, P. A., & Inman, R. A. (2021). Psychometric properties of the Comic Style Markers–Portuguese version: applying bifactor and hierarchical approaches to studying broad versus narrow styles of humor. HUMOR. 10.1515/humor-2021-0039
Medida Multifatorial do Envolvimento do Estudante com a Escola Moreira, P., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). An Integration of Multiple Student Engagement Dimensions into a Single Measure and Validity-Based Studies. Journal of Psychoeducational Assessment, 38(5), 564 –580. 10.1177/0734282919870973
Necessidades Psicológicas Básicas na Escola Inman, R. A., Costa, P. J. C. Moreira, P.A.S. (2022). Psychometric Properties of the Portuguese Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale – Further evidences for the differential associations with Emotional and Cognitive Wellbeing. Universidade Lusíada, Porto, Portugal.
Perceção dos Professores acerca da Melhoria da Escola Dias, A., Oliveira, J.T., & Moreira, P.A.S. (2013). Características psicométricas da versão Portuguesa do Inventário da Percepção dos Professores acerca da Melhoria da Escola (Leithwood e col., 2006). Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 4(2),163-184.
Perceções dos Alunos acerca das Estratégias de Promoção do Sucesso Educativo (SPSI) Moreira, P., Oliveira, J., Dias, P., Vaz, F., & Torres-Oliveira, I. (2014). The Students’ Perceptions of School Success Promoting Strategies Inventory (SPSI): Development and validity evidence based studies. The Spanish Journal of Psychology, 17, E61. doi: 10.1017/sjp.2014.62
Perceções dos Professores acerca das Necessidades ao Nível da Promoção de Competências Sociais e Emocionais Moreira, P. A. S., Pinheiro, A., Gomes, P., Cotter, M. J., & Ferreira, R. (2013). Development and Evaluation of Psychometric Properties of an Inventory of Teachers’ Perceptions on Socio-Emotional Needs. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 67-76.
Processos de Aprendizagem em Estudantes do Ensino Secundário (IPA-s) Moreira, P.A.S., Dias, P.C., Pettrachi, P., Machado Vaz, F., & Duarte, A. (2012). Características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Secundário. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 67-79.
Questionário de Emoções de Realização – Matemática (AEQ-M) em Adolescentes Moreira, P.A.S., Cunha, D., & Inman, R. A. (2018). Achievement Emotions QuestionnaireMathematics (AEQ-M) in adolescents: Factorial structure, measurement invariance and convergent validity with personality. European Journal of Developmental Psychology, 16(6), 750-762. 10.1080/17405629.2018.1548349
Questionário de Fundações Morais - 30 (QFM-30) Costa, P. J. C. (2020). As propriedades psicométricas da versão portuguesa (europeia) do Questionário de Fundações Morais30. [Master's thesis, Universidade Lusíada, Porto]. http://hdl.handle.net/11067/5892
Virtudes_VIA-72 Moreira, P. A., Inman, R. A., & Cloninger, C. R. (2021). Virtues in action are related to the integration of both temperament and character: Comparing the VIA classification of Virtues and Cloninger’s biopsychosocial model of personality. The Journal of Positive Psychology, 1-18. 10.1080/17439760.2021.1975158

Recursos de Informação

 

Este portal reúne os conteúdos de informação essenciais para apoiar o utilizador na construção do conhecimento, nomeadamente na pesquisa dos recursos de informação, na metodologia científica, nas regras de estilo e normalização, na citação e elaboração de referências, necessários à elaboração dos trabalhos académicos e científicos.

aceder

 

Este recurso de informação reúne os acervos documentais das Universidades Lusíada.

aceder

 

A Biblioteca de Conhecimento Online disponibiliza o acesso ilimitado e permanente aos textos integrais de milhares de periódicos científicos e de ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional, garantindo o acesso a um vasto número de publicações e serviços eletrónicos à comunidade académica e científica nacional.

acederacesso remoto

 

O RUL (Repositório das Universidades Lusíada) disponibiliza, numa grande percentagem, os textos integrais das dissertações e teses, dos artigos, dos livros, das comunicações científicas e de outros materiais produzidos pelos alunos, docentes e investigadores das Universidades Lusíada.

aceder

 

O RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e de outras organizações de I&D.

aceder