Título |
Referência bibliográfica |
Crenças Parentais acerca Rendimento Académico dos seus Filhos |
Santos, P.M., & Moreira, P.A.S. (2012). Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos seus filhos. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 15-38. |
Envolvimento dos Jovens com a Sustentabilidade Global |
Moreira, P. A. S. (2021) The Youth Engagement with Global Sustainability Inventory (YEGSI): development and validity-based studies (Inventario de Compromiso Juvenil con la Sostenibilidad: estudios de desarrollo y validez), PsyEcology, 12(2), 228-253. DOI: 10.1080/21711976.2021.1891759 |
Envolvimento entre Pais e Professores – versão Pais (QEPP-Pais) |
Moreira, P.A.S, Dias, P.C., Pettrachi, P., & Machado Vaz, F. (2012). Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 123-135 |
Envolvimento/Não-Envolvimento com o Desenvolvimento Sustentável (EdiSDI) |
Moreira, P. A. S., Ramalho, S., & Inman, R. A. (2021). The Engagement/Disengagement in Sustainable Development Inventory (EDiSDI): Psychometric properties and validity-based studies. European Journal of Psychological Assessment, 37(5), 344–356. 10.1027/1015-5759/a000619 |
Escala Breve Multidimensional da Satisfação com a Vida dos Estudantes |
Pedro J. C. Costa, Richard A. Inman, & Paulo A.S. Moreira. (2022). Measurement
invariance of the Brief Multidimensional Students’ Life Satisfaction Scale across
gender, grade, and academic ability in a sample of Portuguese adolescents.
Universidade Lusíada, Porto, Portugal. |
Escala da Reatividade Terapêutica em Adolescentes |
Inman, R. A., Sousa, A. M., Cunha, D., & Moreira, P. (2019). Therapeutic reactance in adolescents: the psychometrics of the Therapeutic Reactance Scale in adolescents. Scandinavian Journal of Child and Adolescent Psychiatry and Psychology, 7(1), 20-28. 10.21307/sjcapp-2019-003 |
Escala das Funções de Identidade dos Estudantes |
Moreira, P.A.S., Inman, R.A., Cunha, D., & Cardoso, N. (2019). Functions of Identity in the Context of Beinga Student: Development and Validation of the Functions of Student Identity Scale. Identity, 19(1), 29–43. |
Escala de Avaliação do Envolvimento Escolar |
Moreira, P.A.S., Machado Vaz, F.; Dias, P., & Petracchi, P. (2009). Psychometric properties of the Portuguese version of the School Engagement Instrument. Canadian Journal of School Psychology, 24(4), 303-317. 10.1177/0829573509346680 |
Escala de Exposição à Violência |
Pedras, S., Moreira, P. A., Ramalho, S., Inman, R. A., Faria, S., & Araújo, M.
(2021). The Exposure to Violence Questionnaire in Adolescents: Psychometrics
and Associations with Well-being. Journal of Child and Family Studies, 30(3),
633-649. |
Escala de Reatividade Psicológica de Hong |
Moreira, P., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). Addressing a need for valid measures of trait reactance in adolescents: A further test of the Hong psychological reactance scale. Journal of Personality Assessment, 102(3), 357-369. |
Escala de Resistência à Mudança |
Moreira, P., Inman, R. A., & Cunha, D. (2020). The Resistance to Change Scale:
Assessing dimensionality and associations with personality and wellbeing in
adolescents. Journal of Personality Assessment, 102(5), 604-615. |
Escala de Sacralidade das Fundações Morais (ESFM) |
Costa, P. J. C. & Moreira, P. A. S. (2021). Moral Sacredness as a Unidimensional Construct Predicts Social and Economic Phenomena. Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Universidade Lusíada, Porto, Portugal. |
Estágios de Mudança das Mudanças Climáticas (QEMMC) |
Moreira, P., Moreira, F., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). The Academic Performance Stages of Change Inventory (APSCI): An application of the Transtheoretical Model to academic performance. International Journal of School & Educational Psychology, 8(3), 199-212. 10.1080/21683603.2018.1530158 |
Inventário das crenças sobre os problemas psicológicos |
Moreira, P. A., Cardoso, A. M. G., Cancela, D. M. G., & Oliveira, J. T. (2021). Beliefs About Psychological Problems Inventory (BAPPI): Development and Psychometric Properties. International journal of psychology and psychological therapy, 21(3), 379-398. |
Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES) |
Moreira, P.A.S., Oliveira, J.T., Crusellas, L., & Lima, A. (2012). Inventário de Identificação de Emoções e Sentimentos (IIES): Estudo de desenvolvimento e de validação. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 39-66 |
Inventário de Valores de Vinte Itens (IVVI) |
Costa, P. J. C., Moreira, P. A. S., Faria, S., & Lopes, J. C. (2021). Validity of the Brief Values Inventory from a Confirmatory Factor Analysis Approach. Journal of Personality Assessment. Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, Universidade Lusíada, Porto, Portugal. |
Inventário do Envolvimento do Estudante com a Escola (SSES) |
Inman, R. A., Moreira, P. A. S., Cunha, D., & Castro, J. (2020). Assessing the dimensionality of the Student School Engagement Survey: Support for a multidimensional bifactor model. Revista de Psicodidáctica (English ed.), 25, 109–118. 10.1016/j.psicoe.2020.03.001 |
Inventário do Temperamento e Caráter – Revisto (TCI-R) |
Moreira, P.A.S.; Cloninger, C.R., Rocha, M.; Oliveira, J.; Ferreira, N.; Gonçalves, D.M.; Rózsa, S. (2017). The psychometrics of the European Portuguese version of the Temperament and Character Inventory- Revised (TCI-R). Psychological Reports, 120(6), 1178-1199. 10.1177/0033294117711914 |
Inventário do Temperamento e Caráter – Versão para Jovens (JTCI) |
Moreira, P. A., Oliveira, J. T., Cloninger, K. M., Azevedo, C., Sousa, A., Castro, J., & Cloninger, C. R. (2012). The psychometrics and validity of the junior temperament and character inventory in Portuguese adolescents. Comprehensive Psychiatry, 53(8), 1227– 1236. doi: 10.1016/j.comppsych.2012.04.014 |
Inventário dos Estágios de Mudança no Desempenho Académico |
Moreira, P., Moreira, F., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). The Academic Performance Stages of Change Inventory (APSCI): An application of the Transtheoretical Model to academic performance. International Journal of School & Educational Psychology, 8(3), 199-212. 10.1080/21683603.2018.1530158 |
Marcadores de Estilos Cómicos (MEC) |
Moreira, P. A., & Inman, R. A. (2021). Psychometric properties of the Comic Style Markers–Portuguese version: applying bifactor and hierarchical approaches to studying broad versus narrow styles of humor. HUMOR. 10.1515/humor-2021-0039 |
Medida Multifatorial do Envolvimento do Estudante com a Escola |
Moreira, P., Cunha, D., & Inman, R. A. (2020). An Integration of Multiple Student Engagement Dimensions into a Single Measure and Validity-Based Studies. Journal of Psychoeducational Assessment, 38(5), 564 –580. 10.1177/0734282919870973 |
Necessidades Psicológicas Básicas na Escola |
Inman, R. A., Costa, P. J. C. Moreira, P.A.S. (2022). Psychometric Properties of the Portuguese Adolescent Students’ Basic Psychological Needs at School Scale – Further evidences for the differential associations with Emotional and Cognitive Wellbeing. Universidade Lusíada, Porto, Portugal. |
Perceção dos Professores acerca da Melhoria da Escola |
Dias, A., Oliveira, J.T., & Moreira, P.A.S. (2013). Características psicométricas da versão Portuguesa do Inventário da Percepção dos Professores acerca da Melhoria da Escola (Leithwood e col., 2006). Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 4(2),163-184. |
Perceções dos Alunos acerca das Estratégias de Promoção do Sucesso Educativo (SPSI) |
Moreira, P., Oliveira, J., Dias, P., Vaz, F., & Torres-Oliveira, I. (2014). The Students’ Perceptions of School Success Promoting Strategies Inventory (SPSI): Development and validity evidence based studies. The Spanish Journal of Psychology, 17, E61. doi: 10.1017/sjp.2014.62 |
Perceções dos Professores acerca das Necessidades ao Nível da Promoção de Competências Sociais e Emocionais |
Moreira, P. A. S., Pinheiro, A., Gomes, P., Cotter, M. J., & Ferreira, R. (2013). Development and Evaluation of Psychometric Properties of an Inventory of Teachers’ Perceptions on Socio-Emotional Needs. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 67-76. |
Processos de Aprendizagem em Estudantes do Ensino Secundário (IPA-s) |
Moreira, P.A.S., Dias, P.C., Pettrachi, P., Machado Vaz, F., & Duarte, A. (2012). Características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Secundário. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 3(1), 67-79. |
Questionário de Emoções de Realização – Matemática (AEQ-M) em Adolescentes |
Moreira, P.A.S., Cunha, D., & Inman, R. A. (2018). Achievement Emotions QuestionnaireMathematics (AEQ-M) in adolescents: Factorial structure, measurement invariance and convergent validity with personality. European Journal of Developmental Psychology, 16(6), 750-762. 10.1080/17405629.2018.1548349 |
Questionário de Fundações Morais - 30 (QFM-30) |
Costa, P. J. C. (2020). As propriedades psicométricas da versão portuguesa (europeia) do Questionário de Fundações Morais30. [Master's thesis, Universidade Lusíada, Porto]. http://hdl.handle.net/11067/5892 |
Virtudes_VIA-72 |
Moreira, P. A., Inman, R. A., & Cloninger, C. R. (2021). Virtues in action are related to the integration of both temperament and character: Comparing the VIA classification of Virtues and Cloninger’s biopsychosocial model of personality. The Journal of Positive Psychology, 1-18. 10.1080/17439760.2021.1975158 |