Neste grupo de investigação pretende-se identificar e descrever as variáveis que influenciam os resultados de intervenções de desenvolvimento socioemocional e o modo como estas potenciam e inibem estas intervenções. O grupo de investigação privilegia a utilização de metodologias longitudinais e multinível. Concomitantemente, são analisadas várias variáveis individuais como a idade, o género, a perceção do clima escolar ou o nível inicial de competências, mas também variáveis do nível turma, como a dimensão da turma, ano de escolaridade, da composição por género e perceção agregada de clima escolar. Ao nível escolar são analisadas as dimensões do nível socioeconómico e da composição étnica. Este grupo de investigação também privilegia a utilização de múltiplos respondentes (alunos, professores, encarregados de educação).
Este grupo de investigação em desenvolvimento socioemocional tem como objetivo a compreensão do desenvolvimento de competências socioemocionais em populações diversas (crianças e adolescentes), analisando as trajetórias das competências socioemocionais em fases de desenvolvimento pessoal diferentes ou em momentos de particular relevância como as transições escolares. Concomitantemente, a compreensão do impacto de programas de aprendizagem socioemocional no desenvolvimento destas competências, configura-se como objetivo. Assim, também pretende identificar os fatores que condicionam a efetividade diferencial dos programas de aprendizagem socioemocional. Os principais estudos e publicações deste grupo versam a avaliação da eficácia de intervenções de desenvolvimento socioemocional e do seu impacto em diferentes domínios de funcionamento.
Responsável
Professor Doutor Vítor Alexandre Coelho
Objetivos
Nesta Linha de Investigação pretende-se identificar e descrever as variáveis que influenciam os resultados de intervenções de desenvolvimento socioemocional e o modo como estas potenciam e inibem estas intervenções. A Linha de Investigação privilegia a utilização de metodologias longitudinais e multinível. Concomitantemente, são analisadas várias variáveis individuais como a idade, o género, a perceção do clima escolar ou o nível inicial de competências, mas também variáveis do nível turma, como a dimensão da turma, ano de escolaridade, da composição por género e perceção agregada de clima escolar. Ao nível escolar são analisadas as dimensões do nível socioeconómico e da composição étnica. Esta Linha de Investigação também privilegia a utilização de múltiplos respondentes (alunos, professores, encarregados de educação).
Palavras-Chave
Fatores Individuais; Bullying; Cyberbullying; Vitimização; Variáveis; Nível de Turma; Nível Escola.
Nesta linha de investigação pretende-se analisar o impacto de fatores individuais como género, idade, competências socioemocionais, autoconceito ou autoestima influenciam ou são influenciados pelos comportamentos de bullying e vitimização, quer na sua forma tradicional ou em cyberbullying. São também contempladas variáveis do nível de turma e do nível escola, tais como o clima moral da turma, dimensão da turma ou ano de escolaridade. Da mesma forma, pretende-se perceber a relação destas variáveis, como estas contribuem para os comportamentos de bullying e vitimização (na versão tradicional de cyberbullying) e como estas variáveis são impactadas pelo fenómeno de bullying.
Desenvolvimento Socioemocional; Metodologia Longitudinal; Metodologia Multinível; Variáveis Individuais.
Artigos em revistas internacionais com revisão
Apresentações orais em conferências internacionais (não publicado)
Apresentações orais em conferências nacionais (não publicado)
Edição / direção / coordenação de revistas/periódicos (com revisão)
Dissertações de mestrado concluídas e orientadas por membros da unidade orgânica de investigação
Integração de novos investigadores na unidade orgânica de investigação
Parcerias e protocolos
Outras atividades de investigação relevantes no âmbito da unidade orgânica
Preparação e submissão de projetos a financiamento em concursos competitivos: