1. Efetividade diferencial dos programas de competências socioemocionais
Nesta linha de investigação pretende-se identificar e descrever as variáveis que influenciam os resultados de intervenções de desenvolvimento socioemocional e o modo como estas potenciam e inibem estas intervenções. A linha de investigação privilegia a utilização de metodologias longitudinais e multinível. Concomitantemente, são analisadas várias variáveis individuais como a idade, o género, a perceção do clima escolar ou o nível inicial de competências, mas também variáveis do nível turma, como a dimensão da turma, ano de escolaridade, da composição por género e perceção agregada de clima escolar. Ao nível escolar são analisadas as dimensões do nível socioeconómico e da composição étnica. Esta linha de investigação também privilegia a utilização de múltiplos respondentes (alunos, professores, encarregados de educação).
2. Fatores individuais e de turma que influenciam o bullying e o cyberbullying
Nesta linha de investigação pretende-se analisar o impacto de fatores individuais como género, idade, competências socioemocionais, autoconceito ou autoestima influenciam ou são influenciados pelos comportamentos de bullying e vitimização, quer na sua forma tradicional ou em cyberbullying. São também contempladas variáveis do nível de turma e do nível escola, tais como o clima moral da turma, dimensão da turma ou ano de escolaridade. Da mesma forma, pretende-se perceber a relação destas variáveis, como estas contribuem para os comportamentos de bullying e vitimização (na versão tradicional e cyberbullying) e como estas variáveis são impactadas pelo fenómeno de bullying.