Objetivos |
Objetivo geral: Avaliação da eficácia da intervenção “O MUNDO DOS INTERGALÁCTICOS”, utilizando um estudo randomizado controlado.
O programa “O Mundo dos Intergalácticos” tem por base o jogo psicoeducativo e ludoterapêutico (Antunes, 2018) e o modelo teórico de Sroufe (2005) com o objetivo de promover competências socioemocionais (e.g. autorregulação, autorreflexão e regulação e expressão de emoções), reforçando a sua relação interpessoal com os pares, e aumentando os seus níveis de flexibilidade cognitiva (Lin Bratton, 2015; Meany-Walen & Teeling, 2016). O “O Mundo dos Intergalácticos” foi desenvolvido em resposta à necessidade de novos programas de aprendizagem socioemocional para o ensino básico e secundário, no contexto ibero-americano (Fernández-Martín et al., 2021), atendendo aos menores efeitos das intervenções transportadas para outras culturas ao nível das competências socioemocionais, do comportamento prossocial, das atitudes em relação ao self e do distress emocional (Wigelsworth et al., 2016). Este programa de prevenção universal, destinado a crianças dos 8 aos 12 anos, oferece resposta de menor duração (i.e., oito sessões com periodicidade semanal) por comparação com a maioria dos programas SEL existentes nesta faixa etária, minimizando, assim, potenciais barreiras à sustentabilidade dos mesmos (Fernández-Martín et al., 2021). A combinação do componente lúdico com técnicas cognitivo-comportamentais integrativas, nomeadamente de dinâmicas experienciais de atenção plena (e.g. Carsey et al., 2015; Huguete t al., 2017; Vickery & Dorjee, 2015), constitui também um vanço em relação à maioria dos programas SEL disponíveis para esta faixa etária que se fundamentam, na sua maioria, em metodologias, como o brainstorming e o role-play (e.g., Aber et al., 2003; Humphrey et el., 2016; Jones et al., 2011; Malti et al., 2011).
- “O Mundo dos Intergalácticos” é composto por 8 sessões, sendo pretendido atingir os seguintes objetivos gerais: a intervenção ao nível dos processos de autorregulação, capacidade de atenção plena, assim como da promoção de comportamentos ajustados nos diferentes contextos onde se inserem (nomeadamente em contexto escolar e familiar).
- Durante as sessões de intervenção, são utilizados diferentes métodos (como expositivo-interrogativo, ativo e demonstrativo) e técnicas (como o relaxamento com imagerie, desenhos, mímica, role-play, brainstorming, histórias, exercícios de descentração e reforço positivo).
- Este projeto pretende ainda avaliar os efeitos de transferência da intervenção para as competências de linguagem e funções executivas (i.e., um conjunto de processos cognitivos complexos e interrelacionados envolvidos em atividades dirigidas a objetivos essenciais para a regulação e controlo dos pensamentos, comportamentos e emoções).
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